Lamen ou Ramen (ラーメン O macarrão chinês sucesso no Japão ),

20120605-025245.jpg

20120605-024314.jpg

Já faz umas duas semanas que estou pesquisando sobre o lamen uma importação da China, datando do início do século XIX, vem o ramen (ラーメン; macarrão chinês), que se tornou extremamente popular aqui no Japão, tendo restaurantes exclusivos com uma variedade imensa, os japoneses gostam tanto que fazem fila na porta de alguns restaurantes, onde com uma rapidez incrível entram tomam sua sopa super quente e saem em minutos!!!
Os brasileiros aqui tb adotaram o habito e no inverno lotam os restaurantes, o que me lembra meu filho que quando esteve a primeira vez no Brasil chorava pedindo ramen e não se conformava em nao ter este restaurante no Brasil, pelo menos não conhecia nenhum! Foi um sofrimento para ele e para nós que nos acostumamos a saborear nos dias mais frios!

20120605-024246.jpg

20120605-024345.jpg

20120605-024424.jpg

20120605-024508.jpg
Para que vcs conheçam um pouco deste prato o Ramen é servido com uma variedade de tipos de sopa, indo desde os molhos de peixe até manteiga ou porco.
Composto por filamentos longos de massa alimentícia com ervas e legumes, mergulhados num caldo e temperados com carne de porco ou peixe de água-doce.
Os caldos são a base de fervura da carcaça e asas de frango (e opcionalmente ossos de porco) com um refogado de cebolinha e gengibre, sendo retirados os ossos após a fervura.

Shiitake, seco ou natural, pode ser acrescentado no preparo do caldo base assim como pó de peixe seco, dependendo da criatividade de cada um.
São três os modos de temperar o caldo base de Ramen: Sal ou Shio-Ramen, molho de soja ou Shoyu-Ramen e pasta de soja ou Misso-Ramen.
EsconderOutros Ingredientes

O Ramen pode ser personalizado conforme o gosto e preferência pessoal, sendo praticamente ilimitada a sua variedade: Tyashu-Ramen (Ramen acompanhado de lombo), Yasai-Ramen (com verduras e legumes), Ebi-Ramen (de camarão), Kani-Ramen (de caranguejo), Gyoza-Ramen, Ramen de frutos do mar, etc. Alguns restaurantes especializados deixam essa escolha a cargo do cliente.

Tyashu

Um dos mais tradicionais acompanhamentos de Ramen, é o Tyashu (ou lombo), pode ser cozido ou assado.

Para saber se o lombo está cozido, é comum espetar um espeto de bambu e aguardar que daquele furo saia um caldo avermelhado; se isto ocorrer, é sinal de que o lombo ainda está cru por dentro. Quando a peça parar de “sangrar”, o lombo está pronto para o consumo. O mesmo procedimento pode ser feito para uma peça de carne bovina. Neste caso, um pouco de “sangramento” pode ser ignorado.

Espinafre japonês

As verduras em geral (espinafres, brócolis etc.) dão um toque colorido ao Ramen, ao mesmo tempo em que tornam o prato mais equilibrado nutritivamente. O espinafre deve estar enxuto.

Moyashi

Moyashi deve ser, de preferencia, limpo, isto é, sem o broto amarelo e o “rabinho”, e mergulhado por poucos segundos (para não perder a rigidez) numa panela com água fervente. O mesmo procedimento vale para shimeji e shiitake naturais.
Vários são os temperos opcionais que podem ser acrescentados ao Ramen na hora de ser servido: gergelim branco ou torrado, gengibre picado ou ralado, tobanjan (tempero chinês a base de missô e pimenta), pimenta vermelha picada, alho torrado ou cru, picado ou ralado.
Uma curiosidade é que o prato ficou muito conhecido ate no ocidente depois que o personagem de Anime Naruto começou a comer o prato e mostrar-se satisfeito !!! Realmente uma graça ! Após o estrondoso sucesso empresas de lamen instantâneo fizeram uma versão exclusiva para o personagem!!

20120605-025307.jpg

20120605-025327.jpg

20120605-025437.jpg
Aqui uma receita básica do tradicional ramen, lembrando que depende da região/ restaurante eles tem sua receita exclusiva!
– 200 g. de macarrão lamen
– Folhas de nori cortadas em quadrados de 5 cm.
– 2 ovos
– Pimenta seca em pó (própria p/ lamen)
Ingredientes p/ o molho:

– 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
– 2 colheres (sopa) de shoyu
– 1 colher (chá) de hondashi
– sal a gosto

Cozinhar o macarrão e resguardar. Em 500 ml de água fervente, colocar todos os ingredientes do molho até ferver. Cozinhar os ovos, descascá-los e cortar na metade. Colocar em tigelas próprias para lamen (domburi) o macarrão, o molho, os ovos e algumas folhas de nori (porções individuais). A pimenta é colocada a gosto na hora de consumir.

Dicas: Pode-se incluir mais ingredientes ao molho, como fatias de lombo de porco frito, tikuwa, etc. O molho é feito para se tomar com colheres próprias de lamen.

Rendimento: 2 porções

Fontes Wikipedia e receita da Revista Nihon Ryoori

Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Areta
    jun 05, 2012 @ 00:59:26

    Tb adoro lamen….
    Beijos

    Responder

  2. Rosana
    jun 23, 2013 @ 19:03:06

    Ola Kira,
    Tive a oportunidade de conhecer uma casa de lamen no Brasil, em Sao Paulo. Fica no bairro da Liberdade e se chama Aska.
    Quem indicou, disse que o sabor é o mais proximo dos lamens do Japao.
    Quando voltar ao Brasil vale a pena experimentar.
    Abs e obrigada pela receita, vou fazer ainda hoje.
    Rosana

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: