Japão – Tattoo Restrições

É ainda de maio, mas o verão está ao virar da esquina, o tempo ultimamente, pelo menos aqui em Mie Ken, certamente já sentimos o clima de verão, e com a chegada deste muitos ficam felizes pois podem se refrescar nos inúmeros parques aquáticos e piscinas publicas… porem apos os acontecimentos em Osaka nas ultimas semanas pintaram alguns questionamentos sobre o uso de tatuagens e suas proibições!

Em Osaka o prefeito Toru Hashimoto, que lançou uma cruzada para erradicar tatuagens do setor público na semana passada, anunciou planos para impedir a promoção e avanço de qualquer empregado da cidade que se recusou a responder a uma pesquisa perguntando se eles têm tatuagens.

“Os cidadãos sentem desconfortáveis ou intimidados se ver tatuagens (os trabalhadores) nos serviços e mina a confiança na cidade”, disse Hashimoto.

Apesar de pequenas tatuagens são agora um meio comum de auto-expressão no Japão e já não são indicativos de gangues, o Hashimoto direita iniciou um levantamento em Osaka, que pediu aos funcionários da prefeitura para fornecer informações sobre tatuagens visíveis e ocultos, tais quanto tempo eles tiveram eles. Ele também ameaçou demitir qualquer trabalhador da cidade que tem tatuagens, relatórios Fuji TV.

No Japão, tatuagens costumam ser usadas para identificar membros da máfia do país, a Yakuza. Por isso, em alguns lugares, há o preconceito contra os corpos tatuados. Mesmo algumas empresas privadas não aceitam empregados que têm os corpos marcados.
Pessoas com desenhos pelo corpo são impedidas de frequentar piscinas públicas, banhos coletivos e muitas academias de ginástica aqui no Japão para evitar que sejam confundidas com integrantes do crime organizado.
Como vocês sabem,Yakuza é máfia japonesa, uma organização composta de gangues que não obedecem às leis praticadas no Japão.

Para eles, colocar tatuagem tem três significados.

O primeiro é comprovar para chefe e outros membros que ele é cara corajoso que agüenta dor forte durante o processo de colocar tatuagem.

O segundo é comprovar que ele é revoltado em relação à sociedade comum e demonstra fidelidade ao grupo de Yakuza que ele pertence.

O último é fazer com que cidadão saiba que ele é Yakuza através da tatuagem, apesar de não ter oportunidades de mostrá-la na vida cotidiana.

Quanto aos lugares que não são permitidas tatuagens são fixados cartazes como os abaixo.

Eu particularmente não me sinto incomodada com os olhares para as tatuagens que tenho, nunca me falaram nada, porém são bem discretas, somente a do ombro aparece mais então quando vou a alguma piscina ou parque aquático cubro com Corretivo ou band-aids pois funciona bem para tatuagens pequenas, embora, obviamente, que não é tão prático para os maiores. Ouvi dizer que você pode obter corretivo à prova d’água que age como “tinta” para cobrir uma tatuagem, já vi em várias revistas/ sites por aqui!
Abaixo linkei um vídeo interessante do zombie boy, aquele modelo que tem varias tatuagens que apareceu no clip da Lady Gaga coberto por corretivo, ele ficou bem gatinho!!!
Corretivo cobre tattoo

20120531-173951.jpg

20120531-174016.jpg

Como sempre me perguntam onde ficam as piscinas municipais abaixo linkei um site japonês que lista as piscinas publicas e parques no japao.
Como encontrar uma piscina ou parque aquático no Japão
1. Ir para http://www.citydo.com/pool/~~V , e desça até全国レジャープールガイド.

2. Escolha a sua prefeitura desejado ou região na lista do arco-íris colorido.

Espero que gostem! Bjks e luz !!!

Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lence
    jun 01, 2012 @ 10:10:38

    Yoyoyo!!!
    ótimo post ;D
    ja tinha lido algo sobre tattoos no japão e talz, e meio que essa “descriminação” devido a yakuza. Eu não tenho tattoos mas acho bem legais, ja pensei em fazer, mas como não da pra fica mudando o desenho de tempos em tempos… heheeh XD acho meio chato o mesmo pra sempre… mas sei tb o significado de registrar um fato pra sempre… e talz.
    ahh achei legal isso de piscinas públicas =D
    Eu ainda não parei pra ler todos posts mais antigos, mas, caso não tenha, uma sugestão de assunto, ainda mais que tens filhos. Falar um pouco sobre o estudo de crianças, adolescentes e até faculdade japonesa ;D
    E também doces (os doces japoneses são tão “mágicos” hehe, ja vi umas marcas que é quase brincar de alquimia, e “plim” surge tal doce, com tal formato) ;D
    Kissus!!!
    Sore ja!!!

    ps: blog ta perfect ;D

    Responder

    • Jane Regina
      jun 07, 2012 @ 17:44:49

      Lence adorei suas sugestões! Vou dar uma pesquisada!! To com um milhão de fotos tiradas de coisas do cotidiano, mas cade o tempo pra postar!!! Aqui parece que o relógio anda mais rápido!! Isogashii!!! Beijokas mil e obrigada pelo carinho!

      Responder

  2. ana eliza hatakeyama
    jun 02, 2012 @ 00:34:34

    Amei o post, e sempre bom entrar aki e poder conhecer mais sobre esse pais cheio de encantos e desencantos. Qto a base super mega power sugoi de gozaimasu, ah, ja kero p ontem!! Vou comecar minha saga p tentar achar esse produto milagroso! Bjao

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: