Renovando a Carteira de Habilitação Japonesa

Ontem eu fui renovar a carteira de motorista,  uma das coisas que mais eu tinha curiosidade era sobre as cores daquela tarja colorida que tem na carteira de habilitação.

Me explicaram que existem 3 cores de tarja na habilitação, 

– Tarja verde: significa que é a primeira habilitação. Poderá ter 2 ou 3 anos de validade, conforme a pessoa ter sido aprovada antes ou depois da data de aniversário.
– Tarja azul: significa que é a segunda habilitação ou carta que foi renovada com multa. Validade de 3 anos.
– Tarja ouro: são habilitações de pessoas que não tiveram multa no decorrer das habilitações anteriores. Validade de 5 anos.

Abaixo coloquei os detalhes de como renovar a carta e dicas de normas de transito que me passaram

Bom para renovar fui na delegacia onde estava especificado no hagaki/comunicado, foi bem rápido, eu entreguei o hagaki, a pessoa me orientou a preencher dois formulários com meus dados ,  fiz o exame de vista, paguei a taxa e ela me orientou a voltar em um dia especifico para ver uma palestra e determinaram um dia para retirar a carta.

 

Renovação da carteira de motorista

A primeira carteira de motorista é válida até um mês após o terceiro aniversário, contada a partir da data de emissão (e caso não renove, não poderá dirigir após o vencimento deste prazo). Na renovação, são considerados o tempo de habilitação e as infrações cometidas e, caso frequente o curso na renovação da carteira, ela poderá ser renovada por cinco ou três anos.  (A Secretaria de Segurança Pública envia um aviso hagaki individual de renovação e neste aviso, constarão os possíveis locais de renovação).

  • Documentos necessários
  1. Aviso de renovação (cartão-postal enviado pela Secretaria de Segurança Pública), carteira de habilitação (pessoas com a carteira suspensa, deverão apresentar o documento de suspensão da carteira)
  2. Caso for efetuar a mudança de endereço na renovação da carteira de habilitação, apresentar um documento que consta o endereço atual (carteira de estrangeiro, cartão de seguro de saúde, etc. )
  3. Caso for efetuar a mudança de nome e nacionalidade na renovação da carteira de habilitação, apresentar a carteira de estrangeiro e sua cópia.
  4. Tarifas (Carteira Gold: 3.250 ienes; carteira comum: 3.600 ienes; motoristas com infrações e motoristas para primeira renovação: 4.250 ienes; pessoas idosas: 2.550 ienes (além da taxa do curso especial para idosos em uma auto-escola indicada: 5.800 ienes (70 a 74 anos) ou 6.000 ienes (mais de 75 anos)Em caso de acidente de trânsito

 

Dicas de transito no Japão

Caso provoque um acidente, mantenha a calma e tome as seguintes medidas:

  1. Deslocar o carro para um local seguro para não atrapalhar o trânsito e desligar o motor.
  2. Caso haja vítimas, ligar para o Corpo de Bombeiros (119) e prestar os primeiros socorros, estancando o sangue com gaze ou lenço até a chegada dos médicos e ambulância.
  3. Ligar imediatamente para a polícia (110) e informar o local do acidente, o número e o estado das vítimas e, receber suas instruções.
  4. Não havendo lesões, etc. não se afastar do local do acidente até a polícia chegar.
  5. Provocando um acidente de trânsito, além da indenização civil, será punido administrativamente (suspensão, cancelamento da carteira) e punido judicialmente (multas, etc.). Um acidente de trânsito afeta, além de você, seus familiares e amigos, por isso dirija com cuidado para evitar acidentes.
7. Forma de comunicar uma emergência
(1) Acidente (Ligue 119)Caso haja pessoas feridas, ligue 119. É um sistema gratuito a nível nacional que opera 24 horas por dia.

[Como ligar]

  1. Sem código de acesso, discar 119. No caso de telefone público, pressionar o botão vermelho para emergência com força.
  2. Transmitir claramente que está machucado, o local e nome.
    (Kega wo shimashita): Basho wa (transmitir o local) . Watashi wa (transmitir seu nome) desu.

(2) Acidente de trânsito (Ligar 110)Em caso de acidente de trânsito, discar 110. É um sistema gratuito a nível nacional que opera 24 horas por dia.

[Como ligar]

  1. Sem código de acesso, discar 110.
  2. Transmitir corretamente, quando, onde e o que aconteceu e passar o seu nome em japonês.
    (Quando)  , (Local)  de koutsu jiko ga arimasita。Watashi wa, (Nome) desu。Lenlaku saki wa (telefone fixo) / (telefone residencial) desu。Tradução: (Quando), (Local) aconteceu um acidente de trânsito. Meu nome é (Nome). O meu telefone de contato é (telefone fixo) / (telefone residencial).

 

 

Multas:
Veja abaixo alguns exemplos de multa e a pontuação.

Celular: Motorista que for pego dirigindo com o celular no ouvido, 2 pontos negativos e multa a pagar.
Cinto de segurança: motorista que for pego dirigindo sem cinto de segurança 2 pontos negativos e multa pagar. Navigator: o motorista que estiver dirigindo e usando o navigator sem nenhum passageiro ao lado e for pego,2 pontos negativos e multa a pagar.

Exesso de velocidade:Quando for pego pela camera, terá que comparecer na policia responsável pela camera, a pessoa receberá um aviso por carta.
Caso for carro emprestado a carta irá na casa do proprietário do veiculo.
Quando for pego pela policia em blits.a multa e a pontuação é comunicada pela policial que aplicará a multa.
O valor da multa e a pontuação será conforme a velocidade que for pego.
Embriagado:Se o motorista for pego dirigindo embriado,15 pontos negativos, multa a pagar e apreenção da habilitação.
Se o motorista que tem a habilitação para cambio automatico e for pego dirigindo um carro com cambio manual,12 pontos negativos e multa a pagar.

Não podemos esquecer que a habilitação Japonesa tem somente 15 pontos

 


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: