Lendas Japonesas Kappa – 河童

Olhando as crianças brincarem como  aprendemos tantas coisas, fico maravilhada com a diversidade de contos e lendas deste Japão! Meu filho Masao sempre fala do Kappa, bom na mitologia japonesa o kappa é um espírito anfíbio que arrasta suas vítimas para dentro da água, do tamanho de uma criança de 10 anos com pele escamosa verde-amarelada, cara de macaco e costas de tartaruga e membranas nos pés e nas mãos. O topo da cabeça do kappa é côncava para reter água, para que ele conserve seus poderes quando em terra seca [um de seus poderes é curar fraturas].

Os kappas vivem em rioslagos e lagoas, mas nunca hesitam em subir a terra firme em busca de sua presa. Tradicionalmente os contos retratam-nos como mal-intencionados, ávidos por sugar as entranhas de sua vítima e beber seu sangue. Diz-se que adoram especialmente o fígado humano.

Mas também são representados como inteligentes e honrados.

Diz-se que a humanidade aprendeu a arte de curar fratutas de ossos com um kappa, que ofereceu esse conhecimento em troca do seu braço amputado em uma de suas aventuras de pilhagem. Os braços e as pernas de um kappa, quando presos de novo ao corpo, ficam como novos em questão de dias.

O melhor modo de derrotar um kappa é cumprimentá-lo à moda japonesa, fazendo reverências: ele se sentirá na obrigação de retribuir e com isso derrama a água da cabeça, tendo que voltar para o rio ou lago de onde saiu.

Outro modo de se defender, se ele não estiver em terra seca, é escrever o nome dos familiares em cascas de pepino e jogá-los na água. O pepino é o alimento preferido do kappa e, ao aceitá-lo, fica moralmente obrigado a não fazer mal a essas pessoas. É por isso que o sushi de pepino se chama kappamaki.

O Kappa tem varias aparições em desenhos e animes hoje em dia.

No anime Naruto – o bijuu de três caudas é uma criatura semelhante a um kappa, porém apresenta três caudas e uma concha de ostra na cabeça (porém com espinhos nas bordas), foi selado em um jinchuuriki da vila da névoa, o Yondaime Mizukage, cujo nome é Yagura.

Harvest Moon – nos jogos Harvest Moon: Friends of Mineral Town e More Friends of Mineral Town, um Kapa é encontrado em um lago, mas só pode ser visto se for jogado um pepino nesse lago. ele sobe à superfície e pede para ser deixado em paz. Depois de dar dez pepinos à criatura, ele te dá uma Power Berry especial, que te ajuda em dias de chuva. Um quadro com o Kappa pintado também pode ser encontrado dentro da casa de Jeff, ele próprio pintou o quadro.

Sagomon e Shawjamon são Digimon inspirados nos kappas.

Psyduck e Golduck são Pokémon inspirados nos kappas.

Harry Potter – No terceiro ano, o professor Lupin ensina para seus alunos sobre os kappas.

Nitori Kawashiro é uma kappa na série de jogos Touhou Project. Enquanto que em forma de garota, ela ainda conserva características dos kappa do folclore: vive num rio, adora pepinos, e usa uma grande mochila que assemelha-se a um casco de tartaruga.

sgt. keroro – No anime sgt. keroro, costumam chamar um alienígena de kappa.

No anime Super Onze Episódio 100 – Um pseudokappa jogador de futebol.

Em Arakawa Under The Bridge, a personagem Kappa é o chefe dos que moram debaixo da ponte do rio Arakawa.

Nos famosos jogos Super Mario da Nintendo os principais inimigos a serem combatidos são chamados Koppas (com o) e possuem características em comum com os Kappas.

O Kappa também é um dos personagens no anime Nurarihyon no Mago.

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Darci Ogias
    maio 29, 2013 @ 00:27:58

    Olá, gostaria de saber se há um costume de colocar pedidos e desejos pendurados em uma árvore no sopé do Monte Fuji. Li sobre isso num blog, mas não consigo localizá-lo mais. Adorei as lendas e vou utilizá-las em minha Mostra Cultural sobre o Japão. Abraços e continue fazendo este maravilhoso trabalho.

    Responder

    • Kira
      jun 05, 2013 @ 14:09:06

      Olá Darci ! Ai que legal essa mostra cultural! Bom que eu me lembre sobre lendas do Fuji san e arvore soh conheço a da Konohana Hime, acho que eu ja escrevi sobre ela!!! mas a lenda eh assim….. senta que la vem historia rs!! …..Envolta em nuvens, eis Konohana Sakuya Hime, divindade residente do Monte Fuji. Na mão direita, leva um espelho, símbolo xintoísta de pureza. A mão esquerda segura um galho de sakaki, árvore sagrada com poderes sobrenaturais. Sakuya Hime enfeita o cabelo com uma graciosa tiara em forma de borboleta. Seu imaculado vestido branco está representado no estilo característico de Hokusai, num drapejado delirante de traços marcados.
      Já no nome, a deusa está vinculada com a natureza e, em especial, a fertilidade: Konohana Sakuya Hime significa “Princesa do Florescimento das Árvores”. No Kojiki — obra que narra a teogonia das divindades japonesas, escrita no século VIII —, ela faz sua aparição no capítulo XLI, parindo o filho num castelo consumido pelo fogo.
      As areias do tempo passaram e, na era medieval (séculos XIV a XVI), Sakuya Hime passou a ser associada ao Fuji, por meio de tradições folclóricas não registradas nos autos.
      Há muito que o Fuji era relacionado com personagens femininas. A Crônica do Monte Fuji (Fugaku ki, c. 877), por exemplo, narra a aparição fantástica de duas mulheres vestidas de branco próximo ao cume, e as Narrativas do cortador de bambu (Taketori monogatari, mesmo período) conclui com a heroína celestial retornando aos céus exatamente sobre o Fuji.
      Kaguya Hime era mulher. Além disso, sobreviveu num castelo em chamas. Portanto, era a candidata ideal para habitar o vulcânico Fuji. Sua associação com a fertilidade provavelmente surgiu depois: os agricultores empregavam flores em seus rituais para pedir aos deuses que abençoassem as colheitas. Então, os fazendeiros do sopé do Fuji uniram o útil ao agradável e incluíram Sakuya Hime em suas preces, erigindo santuários em sua honra.
      No período Edo, a divindade tornou-se uma das principais figuras do culto ao Monte Fuji, o Fujikô.
      Espero que tenha gostado, muita boa sorte e volte sempre ! Mil beijokas e luz! Ha! Soh para lembrar tem imagens lindíssimas dessa lenda depois da uma olhadela em imagens no Google! Procura pelo nome dela ok bjks de novo!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: