Alergia a pólen – kafunsho マツ花粉

Este ano, depois de 4 anos morando no arquipélago  me rendi aos desencantos do kafunsho マツ花粉,  no começo achei que era um resfriado comum, porem com o passar dos dias vi que mesmo com medicação comprada na farmácia nada de melhorar… Resolvi ir ao medico otorrinolaringologia (jibika, em japonês) e este quando me falou kafunsho pensei -¨ imagina eu que já estou aqui a 4 anos nunca tive isso, deve ser engano ¨

Porem segundo pesquisas estrangeiros que nunca foram expostos  ao pólen podem demorar meses ou ate anos para  desenvolver a sensibilidade. O kafunsho, como a alergia ao pólen é conhecida no Japão, é um fenômeno que atinge o arquipélago durante a primavera. Ele acontece quando o sugi e o hinoki, espécies de pinheiro típicas do Japão, começam a soltar seus pólens no ar, causando alergia na maioria dos japoneses. Pesquisas indicam que cerca de 20 milhões de pessoas no Japão (1 em cada 5) sofram todo ano com a polinose.

Os sintomas do kafunsho são parecidos com os de uma gripe normal. Os mais comuns são espirro, dor de cabeça, tosse, coceira nos olhos, coriza, pressão nos ouvidos, mal estar e, nos casos mais graves, febre.

Existe vacina contra determinados polens vale a pena perguntar para o medico, por que eu tomei a vacina e em uma semana melhorou 90%.

Geralmente, a região mais atingida pelos pólens é Tokai justamente onde eu e minha família moramos, mas existem outras regiões que também sofrem  em menor proporção, no site japonês http://tenki.jp/pollen/  tem maiores informações sobre as regiões mais afetadas.

Precauções para evitar o  KAFUNSHO

Em casa: não estenda roupas do lado de fora da residência e, quando retornar para casa, abane o corpo, as vestes e os sapatos antes de entrar, a fim de não transportar os pólens para dentro. Antes de entrar em casa, passe uma escova em sua roupa para retirar os pólens. Se possível, tome um banho em seguida, lavando principalmente os cabelos e os olhos. Também faça gargarejo para evitar reações na garganta.

Existem sprays que prometem eliminar polem e fungos para quem tem alergia, estão a venda em home centers e farmácias.

Também achei este creme que se passa dentro do nariz e ao seu redor com um cotonete.

Fora de casa: durante a primavera, nunca saia sem usar a máscara. Ela proteje conta o pólen e pode ser encontrada em qualquer farmácia. Use gorro para evitar que os pólens grudem no cabelo e dê preferência a roupas de algodão (evite as sintéticas, nas quais os pólens grudam com mais facilidade). Se possível, vista uma capa fina (parecida com os aventais de médico) por cima de outras peças, para proteger as vestes de uso diário

Informações vividas por mim..kkk e fornecidas por sites japoneses como http://tenki.jp/pollen/.

Beijokas e luz a todos

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Marisa Sato
    fev 16, 2013 @ 09:51:58

    Nossa me identifiquei muito…levei exatos seis anos pra isso ocorrer, e como vc pensei isso eh um engano…afinal passo a primaveira no meio das matas e parques pra fotografar e passear..ate ter uma crise braba e me convencer kkk ms msmo assim continuo nos mesmos lugares kk soh k cm muita protecao..otimo tema abordado!!!

    Responder

    • Kira
      fev 20, 2013 @ 03:25:56

      Olá Marisa! Também adoro fotografar! Sofri muito no começo, mas agora com as vacinas e produtos realmente esta mais suportável ! Muitas beijokas e luz !

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: