Superstições Japonesas

Quem é que nunca entrou em um casa nova com o pé direito ou não bateu na madeira para isolar o azar?

Estive pesquisando sobre as superstições dos japoneses fiquei muito feliz com as estórias que me contaram! Gosto de escrever o blog por isso, são tantas coisas que aprendemos juntos!!!!!

A superstição que eh mais comum digamos assim eh sobre os números,

Muitos japoneses evitam o  numero 4 (  eh “shi”, em japonês) por associá-lo ao ideograma “shi” , que significa morte. O mesmo ocorre com o número 7, “shiti” , que é a combinação dos sons “shi” (morte) e “ti” (sangue). Por isso, evita-se comprar carros com placas que tenham esses números, e eu que não sabia mandei colocar 77, era pra ser 777, mas esse numero já ao contrario eh disputadissimo pois os que jogam patinko costumam comprar carros e colocar esta placa para identifica-los.

Alguns hospitais, por exemplo, não possuem quartos com a numeração 4, 9, 14, 19, ou 42, pois a combinação destes sons sugere ocorrências desagradáveis ao enfermo. O número 9, “ku” , remete à dor e ao sofrimento . O número 4-2 é pronunciado “shi-ni” , que significa “vai morrer”, 4-2-0, “shi-ni-rei” , significa “espírito que morre” e os números 2-4, “ni-shi” , têm a mesma pronúncia de “duas mortes”. Nas maternidades, evita-se especialmente o número 4-3, “shi-zan” , pois esse som remete à palavra “criança que nascerá morta” credo…

Portanto, não se deve presentear nada ligado a esse número ou composto por 4 itens.

Outro costume relacionado a morte eh quando se esta comendo não  espetar o hashi na tigela de arroz , pois, nos funerais, o hashi é utilizado para pegar os ossos que foram cremados e esse ritual termina com o gesto de fincar o hashi nas cinzas, também nunca passe comida de seu hashis para os de outra pessoa.

Falando de morte também   eh muito popular nunca dormir com a cabeça voltada para o norte, pois é justamente nessa direção que se posiciona a cabeça do cadáver nos funerais budistas.

Nao  tirar fotos com 3 pessoas… dizem que a que esta no meio morrera primeiro…

Acredita-se também que a construção de uma casa influi na sorte do seu morador. Desde tempos remotos, evitava-se construir a entrada da casa voltada para a direção nordeste, pois se acreditava-se que era pelo kimon (“ki” = demônio; “mon” = entrada) que os onis (demônios) entravam. Essa superstição é levada a sério até hoje.

Algumas superstições  para nos brasileiros podem parecer engraçadas, como a de que, quando o seu nariz coça, é sinal de que alguém que você conhece terá um bebê. Adorei essa!

Já o fato de espirrar uma vez significa que estão falando bem de você, mas se você espirrar duas vezes… significa que há pessoas falando mal a seu respeito. Entretanto, nem tudo está perdido! Saiba que, se você espirrar três vezes, é porque alguém o ama de verdade e, se a sua orelha coçar, você terá boas notícias. No Brasil é diferente neh  dizem que quando a orelha coça ou fica vermelha eh sinal de que estão falando mal de você.

Além disso, se a primeira pessoa que você encontrar ao sair de casa for uma mulher, anime-se, pois este será um dia de sorte, mas, se for um sacerdote budista, é melhor dar meia-volta e ir para a cama, pois o dia não será nada bom.

Imagine se encontrar uma aranha em casa… se for de dia pode matar, mas se for a noite deixa a bixa la… pois se matar uma aranha de noite, perderá todo o seu dinheiro. Eu perderia todo o dinheiro… num durmo nem com pernilongogo no quarto…que dira com uma aranha em casa!

Quando ver um carro fúnebre esconda os polegares, para que não aconteça nada de ruim com seus pais.
Se cortar as unhas de noite, não estará por perto quando seus pais morrerem.

Se for em algum lugar que tenha piso de tatame, não pise nas bordas para não atrair má sorte.


Se comprar sapatos novos, evite estreá-los à noite. Isso pode trazer má sorte. Se não puder evitar de estreá-los à noite, faça-o depois de colocá-los sobre o fogo ou passar saliva (ecaaa)  nas solas ou calçá-los no banheiro.

Algumas outras tradições que são parecidas, com as nossas, por exemplo, evitar passar debaixo da escada e não deixar o gato preto cruzar  seu caminho. Estas, também no Japão, devem ser evitadas para não dar azar. Outra superstição em comum é que, nas cidades do interior, evita-se assoviar à noite, para não atrair as cobras e ladrões.

Quando tem tempestade com relâmpagos,  tapar o umbigo com a palma da mão… Se não um espírito ruim entra pelo umbigo.

Assim como muitos brasileiros acreditam em horóscopo, os japoneses acreditam que o tipo sanguíneo influencia na personalidade da pessoa.

Tipo sanguíneo A: pessoa diligente, metódica, estável e nervosa.
Tipo sanguíneo B: pessoa que tem originalidade, mas é volúvel.
Tipo sanguíneo AB: pessoa sociável e sensível.
Tipo sanguíneo O: pessoa firme e determinada
Agora o que traz SORTE?

Cocô de passarinho..
Acredita-se que se um passarinho fizer cocô em sua cabeça terá sorte…Apesar do incoveniente.Na sopa ou no chá

Se os talos ou as folhas de chá flutuarem verticalmente, terá sorte. Difícil acontecer…

Pele de cobra dá sorte
Se encontrar uma pele de cobra durante um passeio no campo, guarde na carteira. Traz sorte e fortuna. Só tome cuidado e veja se a cobra não está por perto…

Existem outras curiosidades ligados a sorte, mas farei um post soh sobre amuletos se no fica muito grande!

beijokas e luz!!!!

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Vivian
    fev 01, 2012 @ 08:00:20

    adorei e quero saber mais e mais….
    bjnhsss

    Responder

  2. Vicente Tavares
    fev 01, 2012 @ 12:01:35

    Achei muito legal saber todas essas superstições. Muito bom conhecer mais da cultura, especialmente aquela dos números!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: