豆まき “Mamemaki” Jogar feijao no oni

Mamemaki ou Setsubun

Ontem vi na tv japa em um templo de Tokyo as pessoas jogando feijões nos demônios, ai pensei ue, mas o setsubun  eh soh dia 03 de fevereiro, hoje conversando com a professora do meu filhote ela me explicou que em algumas regiões adianta-se  o ritual mas o dia eh realmente dia 03 de fevereiro… bom deixa eu explicar melhor…

No Japão, o feijão simboliza a proteção e o exorcismo, afastando os demônios e mantendo o mal a distancia. Antes da primavera (setsubun),  na noite de 3 de fevereiro, os japoneses espalham feijões pela casa (mamemaki) com o propósito de expulsar os demônios e maus espíritos de seus lares… e de chamar sorte e bons fluídos; pode-se considerar também como uma purificação do ambiente …

No ritual do “Mamemaki”  o mal é personificado pelo “oni”, que é como um diabo ou ogro com chifres, geralmente representado pelo “toshiotoko” (homem da casa que possui o mesmo signo chinês do ano vigente) ou o homem mais velho que coloca uma máscara de “oni”. As demais pessoas jogam “mame” (soja assada), dizendo a seguinte frase:

“Oni wa soto! Fuku wa uti” que seria mais ou menos como “Tudo de ruim para fora e tudo de bom para dentro de casa (ou do estabelecimento)”.

Nas escolas e creches  tb eh feito assim, mas no caso os professores ou ate colegas de classe se personalizam-se como o oni e os outros jogam mame … e falam a frase para espantar os maus fluidos… depois comem os grãos, espero que não os do chão…kkkk

Nesse dia, lutadores de sumo, autoridades e personalidades populares como artistas plásticos, escritores e cantores são convidados para realizarem o ritual de jogar soja assada em templos, santuários e praças.

Segundo a lenda cada um tb come o numero de feijões correspondente a sua idade… mas tb já ouvi falar  que ao se comer um grão de soja a mais do que a sua idade, você será abençoado durante todo o ano.

Nos mercados e combines estão a venda os kits…

Fonte: pesquisa na net, professora do filhote e os próprios filhotes… fotos: algumas da net, outras que tirei.

Beijokas e Luz!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: