バレンタイン デー Dia dos namorados no Japão

O dia dos namorados  no Japão é comemorado de uma maneira um pouco diferente do Brasil, por aqui se comemora em duas datas; em 14 de Fevereiro onde as garotas presenteiam  não só os namorados, mas tb amigos que mais gostam com chocolates, comprados ou feitos com carinho pelas mesmas e colocados em lindas embalagens! Como já comentei os japoneses dão extrema importância ao embrulho, este mostra todo seu carinho e apresso a pessoa presenteada.

Os chocolates são divididos em dois tipos: giri choco 義理チョコ (chocolate “obrigatório”) e honmei choco 本命チョコ (chocolate para o amor verdadeiro).

O honmei choco é dado à pessoa por quem a mulher esteja apaixonada. Se ainda não estão juntos, é um meio de declarar o seu amor à pessoa. Por esse motivo as mulheres se aesmeram e há muitos programas de TV para ensinar a preparar o chocolate caseiro (tezukuri), que é o melhor presente de Valentine’s Day quando se trata de honmei choco.

O giri choco é dado também para os chefes no trabalho, assim como para outros colegas, sendo chamado de “chocolate da convivência social”. É normal uma mulher comprar mais de 20 caixas de chocolate para distribuir no escritório, além de presentear outros homens com quem ela mantêm contato regular. Mas as moças tomam o cuidado de escrever “giri” no chocolate que é oferecido por obrigação, para não dar margem a interpretações equivocadas.

Mas não fica nisso. No dia 14 de março, exatamente um mês depois acontece a revanche. No “White Day”, os homens que tenham recebido chocolates no “Valentine’s Day” têm a chance de retribuir é a vez dos homens darem chocolates, mas chocolates brancos, por isso o nome White Day.

O White Day é celebrado no JapãoCoréia e Taiwan.

Com o tempo as jogadas de marketing criaram também o Family Choco ファミリーチョコ para o amor e afeto maternos, presenteando-se marido e filhos e também o Tomo Choco 友チョコ (Chocolate da Amizade) para presentear amigas, como demonstração de amizade.

O último é o “gyaku-choco (chocolate reverso)” é um novo costume introduzido recentemente no Japão , que significa chocolates dados por homens e mulheres no Dia dos Namorados.

Alem do Japao, praticamente todos os paises do mundo usam essa data, com excecao do brasil, 12 de junho e da espanha, 23 de abril

Hoje passando pelo 100¥ shop achei além de chocolates, embalagens agora tem até livros ensinando a fazer e confeitar  os chocolates e cakes!

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Vivian
    jan 24, 2012 @ 13:45:07

    super adoro seu blog e todas as suas dicas lindas….parabens

    Responder

  2. Simone
    jan 24, 2012 @ 22:50:28

    Hum! Que delícia!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: