Feliz Ano Novo! Oshôgatsu tradições I

Esta semana  por volta do dia 13 de Dezembro começam as preparações para a chegada do ano novo aqui no Japão, as mulheres japonesas fazem uma limpeza a casa chamada de “oosouji” que é como se estivessem a fazer uma purificação à casa, limpando o ambiente para as festividades, afastando o azar.

Esta limpeza não se limita as habitações, estende-se às empresas, onde os funcionários são convocados para uma limpeza geral na sua àrea de trabalho.

Até nos templos a limpeza é obrigatória, ficando os monges encarregues desse trabalho. Esta limpeza costuma repetir-se no segundo dia do ano.

Para os nipónicos, o ano novo é muito importante. As preparações para esta celebração começa no mês de Dezembro, que no calendário lunar japonês é chamado de “shiwasu”. O último dia do ano é chamado de “ômisoka”. A passagem de ano é festejada com práticas tradicionais que se prolongam por três dias.
Muitos japoneses vão para as praias nesta época, não para tomar banho, mas sim para assistir a concertos ou danças tradicionais encerrando com queimas de fogo. As familias reúnem-se e celebram com hábitos e jogos típicos, mesmo os jovens ainda mantêm as brincadeiras, decorações e as “manias” para trazer sorte ao ano que chega!


Na véspera, em todo o Japão é possivel ouvir as 108 badaladas dos sinos dos templos para receber a chegada do novo ano. Esta cerimónia é conhecida como “joya no kane”, que relembra aos japoneses os 108 pecados existentes no homem. É também um momento em busca da purificação e de saudar o ano novo que chega.

Para as refeições do ano novo, as donas de casa preparam comida suficiente para três dias, pois nos três dias de ano novo, conforme a tradição, não se pode trabalhar.

Cada um dos alimentos para esta ocasião simboliza sorte ou saúde.


O prato do primeiro dia do ano, na madrugada do dia 1, é o Ozooni, uma espécie de sopa à base de mochi.

(お雑煮) Ozooni

Diz-se que o Ozooni guarda o espírito do arroz, abençoado pelos deuses.
O almoço di primeiro dia do ano é Osenchi-ryouri, um banquete especial que inclui pratos preparados anteriormente, disposto em caixas de madeira. Actualmente os japoneses optam por comprar esta refeição em vez que a confeccionar.

Depois da meia-noite do dia 1 de Janeiro, os japoneses vão aos templos e fazem as suas oracções para a saúde e felicidade no novo ano. Compram novos omamori (amuletos) e deixam os antigos para serem queimados. Esta primeira visita ao templo é chamada de hatsumoude, que ocorre ns três primeiros dias do ano.

Muitos japoneses levanta-se bem cedo, ao ponto de ver o nascer do sol do primeiro dia. Na religião xintoista o sol é o deus mais importante do Universo. Foi a partir desta crença que nasceu a tradição de ver o primeiro nascer do sol.

O ano-novo também é época de agradecimento. O costume dita que as pessoas dêem presentes a conhecidos, professores, superiores no trabalho ou parentes. Nesta época as lojas ficam a abarrotar de opções, que em na sua maioria são bebidas ou alimentos.

As crianças recebem dos seus pais e parentes presentes em dinheiro (otoshidama), que vêm dentro de envelopes que substitui os presentes.

A quantia costuma variar com a idade da criança.

Como podem conferir no post  https://umolhargaijin.wordpress.com/2011/07/01/otoshidama-お年玉/ ‎

 

Fazem shodô (caligrafia) no segundo dia do ano


No segundo dia do ano, os japoneses reservam um tempo para se dedicar ao kakizome, ou a primeira caligrafia. Crianças e adultos, munidos de grandes pincéis e tinta especial, capricham nos ideogramas. Antigamente, era comum as pessoas escreverem haiku (poesia tradicional japonesa) e outros poemas expressando felicidade no dia 2 de janeiro. Atualmente, há até exibições e competições de trabalhos infantis.

Queimam as decorações de ano-novo

Durante o Koshougatsu, período que vai de 14 a 16 de janeiro, as decorações de ano-novo são retiradas e queimadas. Os japoneses acreditam que esse costume traz felicidade para o ano que se inicia. Realizado em várias partes do arquipélago, o ritual é conhecido por Sai no Kami, Dondo Yaki e Sagichou.

Como esse tema eh muito grande vou colocar em partes ok?

beijokas e luz a todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: