Inkan 印鑑

O inkan chamado popularmente como hanko, tem origem na Mesopotâmia há mais de 5.000 anos e é usado nos países do leste asiático, incluindo o Japão. É um tipo de carimbo usado no lugar da assinatura.

Esse é um dos primeiros hábitos que chamam a atenção dos estrangeiros que chegam para morar no arquipélago japonês, afinal é um item essencial para se tirar a carteira de estrangeiro, o gaikokujin toorokusho. Aliás, o inkan é usado pra tudo, desde legalizar documentos e contratos, abrir contas bancárias, casar-se ou fazer algo bem mais simples como se inscrever numa academia.

Tipos de inkan

O inkan usado por empresas é um pouco diferente das usadas pelas pessoas. É maior e tem formato quadrado. Já para os cidadãos, o carimbo costuma ter uma base arredondada com o sobrenome do portador escrito em kanji. Para os que não tem descendência oriental, pode-se adquirir uma versão feita sob medida com o sobrenome entalhado todo em katakana.

Os japoneses costumam usar 3 tipos de inkan:

Hanko mitomein : Se usa em documentos de menor importância.
Hanko ginkoin : Usado em bancos e operações financeiras.
Hanko jitsuin : É o inkan registrado na prefeitura e funciona como a assinatura de firma reconhecida.

Para os estrangeiros que querem fazer o registro do carimbo, é necessário ir até a prefeitura da cidade onde mora e apresentar o hanko e a carteira de registro de estrangeiro (gaikokujin toorokusho). Esse processo pode demorar alguns dias e a pessoa recebe um certificado chamado Inkan shoomeisho.

Os hankos geralmente são feitos de chifre de boi ou marfim ou de madeira nobre. Tem os de plástico que podem ser encontrados até em lojinhas de hyakuen *100yen. Existem estojinhos de proteção próprios para os rankos, alguns já vem até com a tinta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: